Muito além de entretenimento, um bom filme pode ser uma grande fonte de inspiração, e nada melhor do que assistir àqueles que temos algum tipo de identificação com a narrativa, não é mesmo?

Quando o assunto é o mercado de trabalho, não é diferente. O cinema narra histórias das mais diversas e incríveis pessoas que superaram suas dificuldades e batalharam pra chegar ao topo ou ter o reconhecimento que merecem. Pensando nisso, listamos 5 filmes para inspirar os empreendedores. Confira a lista a seguir e aproveite!

 

1 – A Rede Social (2010)

O filme é baseado na história da criação do Facebook, pelo jovem Mark Zuckerberg, e como a rede social se tornou um dos maiores negócios da atualidade. Além de abordar os dilemas vividos pelo fundador e sobre como às vezes os empreendedores passam por cima de suas relações pessoais em prol da carreira e sucesso. 

 

2 – O Homem que Mudou o Jogo (2011)

O filme conta a história de um gerente de um time de baseball que, após perder jogadores importantes, tenta reestruturar a equipe mesmo com uma situação financeira desfavorável. Para conseguir maior rendimento, o protagonista desenvolve uma complicada análise estatística de seus jogadores, tornando possível fazer mais com menos. A mensagem que fica é: trabalhar em equipe e analisar seus resultados, estar atento á economia e recursos, e buscar alternativas pouco evidentes para chegar ao sucesso com poucos recursos.

 

3 – O Jogo da Imitação (2014)

O Jogo da Imitação é sobre a história do matemático e pioneiro na ciência da computação, Alan Turing. A trama se passa durante um episódio da Segunda Guerra Mundial, no qual o matemático precisa ajudar o governo britânico a decifrar o famoso código alemão usado para a comunicação com os submarinos. Alex teve uma grande ideia, mas que ia contra todos os caminhos pensados, construir uma máquina para decifrar os códigos. Apesar de ser um gênio, Turing tinha muita dificuldade em lidar com pessoas e precisa aprender a trabalhar em equipe para cumprir a sua tarefa.

O filme aborda lições de liderança, já que Turing tinha dificuldade em se relacionar e também que, arriscar e inovar suas ideias pode render grandes resultados.

 

4 – Walt Antes do Mickey (2015)

Ao contrário do mundo das histórias da Disney, a história de empreendedorismo de Walt Disney não foi um conto de fadas. O filme conta a história de um amante de desenhos que tinha o sonho de se tornar animador e ter seu próprio negócio, indo muitas vezes contra a vontade de seu pai e familiares. Por conta disso, ele até chegou a ser conhecido como “maluco endividado” devido aos seus fracassos, mas isso não o desanimou e ele seguiu lutando para superar os inúmeros obstáculos em busca do seu sonho. Walt Antes do Mickey retrata a trajetória de altos e baixos do protagonista, como a vida de muitos empreendedores por aí. Além de reforçar a importância de persistir nos seus sonhos e acreditar em sí mesmo.

 

5 – Fome de Poder (2016)

Um dos maiores casos de sucesso do século 20 é o da rede de fast food McDonalds. Este filme conta a trajetória do negócio pela perspectiva dos protagonistas da história, os irmãos, Maurice “Mac” McDonald e Richard “Dick” McDonald e o empreendedor Ray Kroc. O ponto de partida de tudo veio de um modesto restaurante de beira de estrada, dos irmãos McDonald, e seu método de trabalho, até a investida de Ray Kroc e seu modelo de negócios, que por vias inescrupulosas e um comportamento no mínimo questionável, se torna um dos grandes nomes dessa história. Os pontos a se pensar são opostos, onde “a persistência aliada à vontade de ser o melhor e se entregar no negócio que você se compromete é essencial”, contra, “até onde o ser humano pode chegar, abrindo mão de sua ética profissional e pessoal para atingir o topo?”.

 

Esperamos que essa lista de filmes inspire você a nunca desistir e a continuar em busca dos seus sonhos e lembre-se:

“Se você pode sonhar, você pode fazer.” – Walt Disney

 

Veja também: “Como as lições de Marie Kondo podem te ajudar no consultório!” http://bit.ly/2TVGR34