Como as lições da Marie Kondo podem te ajudar no consultório!

Vocês já devem ter ouvido falar nas lições desta japonesa famosa por seu livro – A mágica da arrumação – que lançou a série Ordem na Casa, na Netflix, a qual é sucesso com milhares de fãs pelo mundo. Mas será que as dicas dela só funcionam pra organizar a casa? As lições do método que ela chama de KonMarie podem ser aplicadas em diversas áreas da vida, inclusive no trabalho.

Separamos 5 dicas da Marie Kondo pra você usar no seu consultório:

1 – A limpeza geral pode começar pela sua caixa de e-mail.

Há muito tempo já se fala do conceito inbox zero, desde que as nossas caixas de e-mail começaram a ser bombardeadas todos os dias e começamos a ter a sensação de nos afogar neste mar de mensagem. A sugestão é organizar em subpastas, você pode ter a pasta dental, faculdade, pacientes, financeiro etc. A ideia é após responder, delegar, ou até mesmo se você quiser guardar, coloque dentro da respectiva caixa. Imagina que sensação boa terminar o dia sem e-mails na caixa principal, classificando e excluindo o que não te interessa.

 

2 – O que fazer com os livros?

Dentistas adoram estudar! Mas será que precisa guardar todos os livros? Entenda antes de começar a “por a mão na massa”. Separe todos os livros que você tem, da graduação, da especialização, de atualização e classifique os que você precisa consultar ou até mesmo quer reler. Os outros você pode doar para um estudante de odonto que está começando ou até mesmo vender nestes sites de desapego. Fique apenas com o que importa.

 

3 – Isso te faz feliz?

Sabemos que no trabalho não podemos descartar tudo que não nos traz felicidade, mas com certeza você deve ter guardado muita coisa que não tem utilidade. Aposto que você já saiu de um congresso com uma sacola de brindes e propagandas que nunca mais olhou e ficou guardada em algum armário. Deixe suas mesas, gavetas e armários respirarem ; )

 

4 – Não empilhe, deixe tudo visível.

A agenda cheia as vezes dificulta dar conta de organizar os instrumentais e materiais de consumo para atendimento dos pacientes. Separe por categorias e por tamanho, fica mais fácil visualizar e na correria encontrar tudo que você precisa. Se você tem uma assistente ela pode te ajudar nesta tarefa e, mais importante, a manter a rotina no consultório.

 

5 – Gratidão sempre!

Essa é um lição essencial no método KonMari: seja grato por tudo, pelos livros, pelos móveis, pelos pacientes, pelas experiências e pelos aprendizados. O sentimento de gratidão nos conecta com abundância e com bem estar. Não foque no que você ainda não realizou, mas sim no que já conquistou e na satisfação que esta realização lhe trouxe. Seja feliz!