­­­Pensando em montar um consultório ou bateu aquela dúvida de como aproveitar aquelas paredes sem utilidade?

Esta não é uma tarefa tão fácil assim, e por isso preparamos algumas dicas para que você tenha um melhor aproveitamento do seu espaço.

 

A primeira impressão é a que fica?

O primeiro passo é começar pela recepção, já que é o primeiro contato do paciente com o consultório.  Vale lembrar que a higiene desse local é um dos aspectos mais importantes, por isso nada de poeira, sujeira no chão ou paredes sujas. É fundamental ter um ambiente funcional, mas aconchegante e confortável.

 

Invista nas cores

Acertar na escolha das cores para decoração é essencial para passar uma boa impressão ao paciente, optando por cores harmoniosas e alegres, o que se for bem escolhida, pode dar até a sensação de ampliação do espaço. O branco e o bege vêm perdendo espaço para cores mais “vivas”, mas nada impede de fazer uma mistura com cores que combinam entre sí.

 

Telas e quadros são bem vindos

A arte é uma boa aliada para seu consultório e recepção, visto que o paciente pode apreciá-las enquanto espera ser atendido, sem ficar entediado olhando para cartazes sobre serviços ou produtos. Além de tornar o ambiente visualmente mais bonito e agradável de estar.

 

Iluminação

A iluminação é uma parte extremamente importante, um ambiente escuro pode passar a impressão de um ar “frio” e incomodar o paciente, que pode ficar um pouco incomodado.  Por isso, é primordial garantir que a iluminação promova a quantidade de luz necessária para um bom atendimento e uma boa consulta ao paciente. Já para a recepção, é permitido ousar um pouco e combinar as luzes com as cores e os objetos de decoração.

 

Espelhos

Os espelhos são um ótimo artifício para fazer com que o seu espaço dê impressão de profundidade, se colocados nos lugares certos, eles ajudarão a evitar aquela sensação de “aperto”.

 

Organização e praticidade

Um consultório possui muitos equipamentos e materiais, embora nem todos sejam usados a todo o momento, é preciso ter um espaço exclusivo e organizado para guardá-los, assim você saberá exatamente onde procurar quando for preciso. Caso você opte por deixar os materiais mais utilizados “a mão”, gavetas, prateleiras e até mesmo estantes são bem vindas. E claro, é preciso estar atento aos cuidados que cada material tem, como por exemplo: os fios, os frágeis, os de ferro.

 

Essas dicas de decoração e aproveitamento de espaço com certeza deixarão o seu consultório com um visual mais moderno, mas ao mesmo tempo aconchegante e alegre. Aproveite!